Problema x Solução

Problema na cozinha: Cubos de caldo de carne :(
Solução: Caldo de carne feito em casa!!!!!!!!!!!!!




Há tempos que aqui no Apartamento Verde não utilizamos mais cubos de caldo de carne, temperos completos, pozinhos... produtos que são um verdadeiro mal para a saúde. 




Que vitória! Começamos a utilizar apenas temperos naturais.

Nada mais sabor alho, agora é alho meeesmo, cebola mesmo, pimenta, cebolinha, salsa. 
Já usava, passei a utilizar muito mais!




Agora, aprendemos também a preparar Caldo de Carne, engarrafá-lo e armazená-lo na geladeira. Esse preparado é uma mão na roda na hora de preparar ensopados, marinar carnes, preparar sopas, fazer a papinha do bebê e o que mais a imaginação mandar!




Fazer caldo de carne em casa é muito mais compensador em termos nutricionais: Um cubo de caldo de carne do supermercado é composto de sal, gordura vegetal e amido, acrescido de saborizantes. :(




Compensa fazer essa mudança, e é fácil de preparar. Existem muitas receitas e você pode até inventar a sua. Mas vou deixar uma receita aqui, que já utilizei e gosto muito, tenho certeza que você vai gostar também!





Receita: Caldo de Carne 
              Caseiro e Gostoso

Ingredientes:

1 kg de músculo
1 kg de ossos de boi (como mocotó ou ossobuco, ou seja, pé ou canela)
4 l de água
2 cenouras
2 cebola
3 tomates maduros
1 talo de salsão (sem as folhas)
caldo de 1 limão-taiti
1 colher (sopa) de azeite
2 ramos de tomilho
2 galhos de salsinha
1 talo de cebolinha (só a parte verde)
1 folha de louro 

Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Enquanto isso, coloque os ossos numa assadeira grande, regue com o óleo e espalhe com as mãos. Leve ao forno para assar por 45 minutos.

2. Prepare os outros ingredientes: lave e seque as cenouras, os tomates, o salsão e as ervas; descasque e corte as cebolas em cubos médios; descasque e corte a cenoura em rodelas; corte os tomates em metades e retire as sementes; fatie o talo de salsão. Dobre o talo de cebolinha ao meio duas vezes, junte o tomilho, a salsinha, a folha de louro e amarre com um barbante. Corte o músculo em cubos grandes.

3. Retire os ossos do forno e transfira para um caldeirão. Acrescente os pedaços de músculo e os legumes, o buquê de ervas e o caldo de limão. Regue com a água e leve para cozinhar em fogo alto.

4. Assim que ferver, abaixe o fogo e, deixe cozinhar por 4 horas, sem tampar. À medida que uma espuma for se formando na superfície, retire e descarte com uma escumadeira. Durante as 4 horas você não precisa ficar colada no fogão: a cada meia hora dê uma olhadinha.

5. Forre uma peneira com uma de fralda de pano limpa (ou utilize uma peneira de malha bem fininha), coloque sobre uma tigela funda e coe o caldo. Despreze os ingredientes. Deixe o caldo esfriar e transfira para potes de vidro com fechamento hermético, caso queira manter na geladeira por até 5 dias. Se preferir, distribua em forminhas de gelo ou copinhos descartáveis de café; quando congelar, transfira para sacos plásticos e conserve no freezer por até 3 meses.

 fonte: Panelinha


hummmmmmmmmmmmmmmmmmm!!!



Comentários